Fama Mundo

“Casamento Real de Alberto II e Charlene Wittistock, em Mônaco”

 

 

Este é “o outro” casamento real do ano. O príncipe Alberto II do Mónaco, de 53 anos, casa-se hoje com a plebeia sul-africana Charlene Wittstock, de 33, numa cerimónia civil que decorre no palácio real. Amanhã é a vez da cerimónia religiosa, que será transmitida em directo pela RTP.

Há muitos anos que o Mónaco esperava por este momento. O príncipe solteirão vai finalmente casar-se com a sua namorada de há cinco anos. Ainda nem os dois estão casados já os súbditos anseiam por descendência, de forma a que o Mónaco (que antes de uma reforma constitucional se temeu que pudesse regressar oficialmente ao domínio francês caso Alberto II não produzisse descendência) possa continuar com toda a propriedade nas mãos da dinastia Grimaldi.

Ele é um diplomata, um homem do mundo, um aristocrata. Ela é uma plebeia sul-africana nascida no Zimbabwe, ex-nadadora olímpica (participou nos Jogos Olímpicos de 2000) e tem como profissão ser namorada de Alberto II desde 2006. Sobre si são ditas duas coisas: é elegante e bem-parecida como a sua falecida sogra, Grace Kelly mas, ao contrário desta, Charlene é bastante insegura, tem medo de atropelar o protocolo e ainda fala mal francês.

Pelo contrário, Alberto II nasceu em berço de ouro e move-se com extremo à-vontade em ambientes internacionais. Fala um irrepreensível inglês – língua em que comunica com a noiva – fruto de uma mãe americana e de estudos superiores feitos nos EUA.

Em 1982, a tragédia abateu-se sobre a Casa Grimaldi, sempre perseguida por uma série de infortúnios macabros, semelhantes àqueles que parecem perseguir a dinastia Kennedy: a mãe de Alberto II morreu num acidente de automóvel – que caiu por um penhasco na estrada que liga o Mónaco a Nice. Durante as décadas seguintes, o pai – que nunca recuperou do luto – foi delegando para o único filho varão algumas das tarefas de representação do principado, que assumiu oficialmente após a cerimónia de entronização de 19 de Novembro de 2005.

Apesar de lhe serem conhecidos relacionamentos e affairs com muitas mulheres bonitas (como por exemplo Claudia Schiffer e Brooke Shields) e de ter assumido dois filhos biológicos fora do casamento, o facto de este “bom partido” com uma fortuna estimada em dois mil milhões de euros preferir continuar a ser um solteiro contumaz originou uma série de boatos, incluindo a sua eventual homossexualidade.

Recentemente, o príncipe tem-se dedicado a projectos ligados à ecologia. Em 2009 Alberto rumou à Antárctida com o objectivo de aprender mais sobre as alterações climáticas. As tecnologias verdes têm invadido o principado nos últimos anos e o Estado subsidia em 30 por cento a compra de veículos híbridos e eléctricos. Aliás, os príncipes farão o cortejo de recém-casados num carro eléctrico Lexus descapotável.

Os festejos da boda

Ontem à noite o pontapé de saída – passe a metáfora futebolística – para os festejos matrimoniais foi dado com um concerto da clássica banda americana Eagles no estádio Louis II.

Hoje, às 16h00 (hora portuguesa), celebra-se na Sala do Trono do Palácio o casamento civil, que será retransmitido por ecrãs gigantes para a praça adjacente ao palácio, a fim de que os súbditos possam ver a cerimónia.

Estima-se que às 16h50, os recém-casados apareçam à varanda do palácio para saudar os monegascos. Depois da recepção, haverá mais música, com um concerto do também clássico Jean Michel Jarre, o guru do synthpop.

Para amanhã, também às 16h00, está reservada a cerimónia religiosa que será celebrada pelo monsenhor Bernard Barsi, arcebispo do Mónaco. A noiva levará um vestido desenhado por Giorgio Armani.

Cerca das 17h30, os recém-casados irão até à Igreja de Sainte Dévote para que Charlene deposite aí o seu bouquet e será neste percurso que os noivos cumprimentarão os populares.

A partir das 21h00, é servido o copo-de-água nos terraços da Ópera de Monte Carlo. Segue-se um espectáculo de fogo-de-artifício e um baile de gala.

FONTE: Público PT

Por:

NANNO NASCIMENTO

Deixe um comentário

Nenhum comentário ainda.

Comments RSS TrackBack Identifier URI

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s